Premiere Combate

sábado, 31 de janeiro de 2009

KYUDO 弓道


Kyudo (弓道) (O Caminho do Arco), é a arte marcial japonesa do tiro com arco. Apesar da sua actual forma ter evoluído, ao longo das últimas décadas, para uma unificação, trata-se da mais antiga arte marcial japonesa, com as primeiras referências históricas a datarem do século VII da nossa era.

Para além dos praticantes registados, existem pequenos núcleos em alguns países e no Japão que praticam o kyudo

O Kyudo é com segurança a arte que exige mais espiritualidade do praticante que a pratica. Para o Kyudoka, só conta a tensão espiritual que acompanha o ato. Não é suficiente estirar bem a corda e apontar bem. A preparação espiritual do tiro é um modo de obter o perfeito silêncio interior e que permite ao atirador vibrar em uníssono e harmonia com todo o universo.

É algo assim que se pode dizer que o aluno forma parte do arco e este forma parte do arqueiro, o arco forma parte do alvo e este da flecha. É a união do todo por meio da concentração espiritual, e do puro convencimento de que o arqueiro é parte de tudo e tudo é parte do arqueiro.
No Principio a Guerra
No principio o Kyudo, igual as demais artes marciais, foi uma técnica de guerra. Porém ao chegar o período de paz, com o fim das lutas feudais e do domínio dos Samurais, a arte da arquearia se espiritualizou derivando para o Dô.

Porém enquanto era arte de guerra enquanto era Kyu-Jutsu, o Arco japonês sofreu e passou por diversas provas que contribuíram para dar-lhe sua peculiar forma assimétrica.
Nas batalhas contra os mongóis, os japoneses comprovaram que seus inimigos conseguiam lançar suas flechas só até a distância de 200 metros. E chagaram a conclusão de que isto se devia ao tamanho de suas flechas e arcos.
Então decidiram o seguinte: Fariam arcos curtos pela parte inferior, como o dos Mongóis, que lhe permitiriam disparar de cima de seus cavalos a curta distância, e cujo parte superior fosse o dobro da parte inferior como os de grande arcos usados nos tiros à pé,para longos arrêmessos.

Assim nasceu o arco japonês o melhor arco equilibrado do mundo. Como se pode ver, os japoneses aperfeiçoaram várias armas do Kobudo.
Como ocorreu com todas artes marciais, surgiram vários estilos e escolas de Kyudo, que ensinavam diferentes técnicas de tiro, porém unicamente duas delas alcançaram forma e renome. A dos mestres Takeda e Ojasawara, sendo que este último, Ojasawara, dava muito ênfase aos cerimoniais.

Ao chegar a época de paz, também o tiro com arco se converteu numa escola de disciplinas física e mental. Não obstante, também existiu paralelamente uma forma de tiro direto sem nenhum fundamento espiritual, simplesmente esportivo e utilizando o mesmo tipo de arco.
A esta técnica se chamou Heki, existe até hoje. Jamais alcançou a difusão do Kyudo verdadeiro praticado pelos guerreiros que se fundem com o universo e alcançam o Satori, o estado de graça espiritual.
E no Zen esta profunda espiritualidade oriental é a base de seu ponto de partida. A meditação, o relaxamento o desenvolvimento, a capacidade para compreender a todo, converte o Kyudoka em uma pessoa de nervos de aço, de sossego perfeito e de serenidade infinita.
O Kyudo é a arte da eterna calma e perfeito controle. Num velho manual do Kyudo podemos ler: “Justo antes de disparar se unem o corpo, o espírito e o instrumento de disparo, numa única harmoniosa tensão equilibrada que dita onde deve ir a flecha”.
Quando o Shinki espírito está unido a flecha chega ao alvo.


Yabusame


O tiro com arco a cavalo
A arte marcial Yabusame é o tiro com arco a cavalo. Esta técnica fazia parte da formação do Samurai. A expressão Kyuba No Michi, ou seja, O Caminho do Arco e do Cavalo, utilizada na idade média significa que esta modalidade tem uma longíqua origem.
Para sua prática, se utiliza a mesma classe de arco do Kyudo, que é muito útil na prática do tiro com arco a cavalo, devido à curta longitude da parte inferior do arco. Isto impede que machuque o cavalo.

O treinamento consiste em disparar pelo lado esquerdo contra o alvo e o cavalo em movimento.
O alvo pode ser fixo e consiste em pratos que devem ser quebrados ou disco que devem ser atravessados pelo atirador.
Pode-se disparar contra chapéus, Kagasake, ou contra macacos correndo, Oimono. Neste último se usam flechas especiais para não machucar os animais.
Atualmente o Yabusame forma parte de determinadas cerimônias públicas do templo Sanjusagendo na cidade de Kyoto no Japão e que se celebram todo mês de maio.

A arte da arqueria Kyudo faz parte até hoje do treinamento dos grandes guerreiros e foi uma da armas preferidas dos Ninjas e Samurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário